domingo, 28 de julho de 2013

Horta com garrafas pet

Aprenda a fazer: horta vertical com garrafas PET

A horta vertical pode ser uma boa forma para decorar a sua casa se você disponibiliza de pouco espaço para áreas verdes


horta vertical
A criação de novos tipos de decoração para a casa acaba chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente quando ela tem um toque especial e uma aparição na mídia com certa relevância. E  o jardim vertical, que já vinha sendo um grande sucesso na maioria das casas com paredes livres, acabou ganhando uma versão ecológica, natural e sustentável desenvolvida pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum. A ideia, a princípio, seria para casas que não dispõem de grandes áreas verdes, mas acabou se espalhando e atingindo os mais diversos gostos. Ao invés da horta, você pode colocar plantas de pequeno porte para dar mais cor à sua casa.
Fazendo a sua horta vertical
Os materiais necessários para fazer essa decoração são simples:
  • garrafas PET de dois litros (vazias e limpas)
  • tesoura
  • corda de varal (colorida de preferência)
  • cordoalha, barbante ou arame
  • arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames)
  • terra e muda de planta

O início do preparo das garrafas para a sua horta é o principal. Primeiramente, faça um corte retangular na parte frontal da garrafa para colocar a terra e plantar a muda, assim como mostra na imagem. Mas, antes de colocar a terra, faça dois furos nas extremidades da garrafa para passar a corda ou o outro objeto da sua escolha. Tente fazer furos próximos para que fique bem alinhado, assim o aspecto da decoração ficará muito mais bonito. Se você for usar barbantes ou cordas, dê um nó para que as garrafas não caiam, e vá alinhando-as conforme o seu desejo. Já para o arame, use uma arruela para que as garrafas fiquem presas. Mas, não se esqueça de dar uma voltinha pela arruela, de modo que ela fique presa e a garrafa não fique pensa, prejudicando a simetria e a beleza da sua horta na parede.
Para que elas fiquem presas na parte de cima, utilize uma espécie de madeira para manter o visual mais rústico ou prefira alumínio ou algum metal, criando um aspecto mais moderno.