quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Reciclagem


Caixas de feira na decoração

http://rosaclaropersianas.blogspot.com.br/2011/10/dica-26-caixas-de-feira-na-decoracao.html

Fotos e dicas de como usar:

madeira vira estante, nicho e cadeiras, entre outros

Por Bruna Capistrano
Pallets e caixas de feira na decoração
Morar Mais Por Menos BH / Rodrigo Camara


Com a sustentabilidade em voga, reaproveitar objetos vem ganhando força e o material que muitas vezes era inutilizado passou a fazer parte da decoração. Com criatividade e bom gosto, claro, caixas de feira e pallets viram aparador, estante, nicho e até mesa. Na mostra Morar Mais Por Menos de Belo Horizonte, arquitetos e decoradores lançaram mão desses materiais para decorar diversos ambientes.

Marco Dias Reis criou o Espaço Multiuso do Designer utilizando a madeira de pinus. Segundo ele, essa é a matéria-prima dos pallets e das caixas de feira e têm mais resistência que essas e o MDF, por exemplo. "É uma madeira natural, diferente do MDF, que é usinada. Pode-se encontrar em qualquer madeireiro e o valor é menor do que o MDF, sendo que é mais resistente", pontua.

Usar esse tipo de material na decoração não é um bicho de sete cabeças. A arquiteta Aline Araújo, da A'me Arquitetura, criadora do ambiente Sala de Leitura, da mostra Morar Mais Por Menos no Rio de Janeiro, explica que é necessário fazer alguns reparos na madeira. "Como não é uma madeira nobre, é preciso lixar para tirar as farpas. Se você não vai pintar e pretende usar cru, é bom passar um verniz para o acabamento", ensina. Confira abaixo a galeria de fotos inpiradoras!


Pallets e caixas de feira na decoração


O banco de madeira de pinus, matéria-prima dos pallets, foi criado pelo arquiteto Marco Dias Reis. O ambiente leve e clean ganhou almofadas divertidas. Divulgação Morar Mais Por Menos Belo Horizonte / Rodrigo Camara.
O mesmo ambiente, o Espaço Multiuso do Designer, também ganhou nichos acima da bancada. Projeto de Marco Dias Reis. Divulgação Morar Mais Por Menos Belo Horizonte / Rodrigo Camara.
Com corrediças para deslizar as gavetas, Marco Dias Reis também usou madeira de pinus no gaveteiro de DVDs. Divulgação Mostra Morar Mais Por Menos Belo Horizonte / Rodrigo Camara.


O móvel para sala foi criado com pallets pela arquiteta Bárbara Brant, que envernizou a madeira para dar um aspecto mais sofisticado. Divulgação Morar Mais Por Menos Belo Horizonte / Rodrigo Camara.

Além de servir como um banco estiloso, o caixote de feira também aparece na Sala de Degustação Orgânica, dos arquitetos Rafael Felipe Medeiros e Wanessa Gonçalves Gomes, como livreiro e para receber vasos de plantas. Divulgação Morar Mais Por Menos Belo Horizonte / Rodrigo Camara.

A ideia de Thalita Carvalho, do blog Casa de Colorir, foi criar um cantinho de leitura que pudesse ser levado para qualquer parte da casa sem muito trabalho. Reprodução Casa de Colorir.
Para compor um ambiente mais alegre com um elemento surpresa, Aline Araújo, da A'me Arquitetura, lixou e pintou alguns caixotes de amarelo e berinjela. As peças formam uma estante na Sala de Leitura do Morar Mais Por Menos Rio de Janeiro. Divulgação Morar Mais Por Menos RJ.

O arquiteto Marco Dias Reis criou uma estante com dois caixotes de feira. Pequena e charmosa, a peça é perfeita para casas com pouco espaço. Divulgação Marco Dias Reis.